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Uno Club

Substituição do Volante do Fiat Uno Fire pelo do Punto ELX


Texto: caduprado (Carlos Eduardo - Belo Horizonte/MG)
Fonte: Publicado no Fórum Uno Club em 15/07/2008
Fotos: Arquivo pessoal caduprado



Moçada, com minha mais nova aquisição (volante do PUNTO ELX), resolvi postar mais este tutorial sobre como trocar o volante dos Unos. É muito simples para linha fiat e imagino que para os esportivos também (com o cubo correto, claro). Você precisa ter em mãos uma chave de fenda comum, um alicate de corte ou serrinha e um cachimbo 12 para sacar a porca que prende o volante


Vamos lá:

1) Antes - volante original, descascado, feio e sem graça:

Volante velho

Lembre-se de estacionar o carro com o volante reto e as rodas alinhadas. Se seu último alinhamento deixou o volante levemente torto, é hora de consertar.

2) Use a chave de fenda para soltar o acabamento. Só fazer uma alavanca que solta. O volante é macio, não estraga, pode ir sem medo:

Soltando o acabamento

3) Depois de removido, ainda tem o comando da buzina. Mesmo esquema. Alavanca nele:

Comando da buzina

Comando da buzina

4) O comando fica preso pela fiação de acionamento da buzina. De um lado ele é preso num conector no volante e do lado do comando em 2 contatos metálicos. Solte-os. Detalhe do conector:

Fiação de acionamento da buzina

5) Agora é soltar a porca do miolo do volante com o cachimbo. Não tirei fotos deste passo mas é fácil. Mas precisa de força e alguém para segurar o volante pra não girar enquanto você desenrosca.

6) Para sacar o volante velho, faça força, balançando para um lado e para o outro. É difícil, mas ele já está solto, basta forçar.

7) Depois de solto, vc tem isso daqui:

Depois de solto

Depois de solto

Repare que são 2 "abinhas" (uma com o conector da buzina e outro sem nada). Quebre a aleta que não tem nada com o alicate de corte ou serra, pq vc não conseguirá encaixar o volante com ela. Não atrapalha em nada. Imagino que em volantes esportivos com cubo próprio ou volantes da mesma linha (unos esportivos e talvez palio) este passo não seja necessário.

Veja como o encaixe dos volantes é diferente (o do punto tem 1 furo contra 2 do original):

Encaixes dos volantes

O furo central é igual! Mesmo que o encaixe não seja na mesma posição, aquela peça que tem o conector da buzina é móvel. Como quebramos a aletinha sem nada, vc coloca o conector na mesma posição do furo do volante novo. E o encaixe é perfeito!

8) Depois de quebrada a aletinha:

Aleta quebrada

9) Remova o conector da buzina. Vc usará o do volante pq já vem tudo ligado nos botões de buzina e o comprimento dos fios é diferente (pelo menos no do Punto veio a fiação e conectores) :

Conector da buzina

10) Encaixe o conector do volante novo no local correto (a abinha que antes estava o conector antigo) e encaixe o volante no lugar (alinhado):

Conector da buzina

Se o alinhamento deixou seu volante torto, conserte-o. Mas lembre-se que há estrias no encaixe e os ajustes não são contínuos. Então pode acontecer de ficar torto pro outro lado.

11) Encaixe a porca central e aperte bem com o cachimbo. Peça ajuda para segurarem o volante

Porca central

12) Encaixe o comando da buzina!

13) Pronto!

Resultado final

Resultado final



Resultado final

As setas desarmam normalmente, a trava de volante também funciona, o encaixe no acabamento atrás é perfeito, a pegada é muito melhor e o material é superior! Ele é um pouco menor que o original, então pra manobrar imagino que dificulte um pouco, mas pra mim vale a pena!!!

Abraço e espero que gostem!



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