PÁGINA INICIAL    FÓRUM DE DISCUSSÃO
 

PRINCIPAL  

HISTÓRIA DO CLUBE  

O FIAT UNO  

CRONOLOGIA  

FICHA TÉCNICA  

PAINÉIS  

TESTES E AVALIAÇÕES  

ENCONTROS E EVENTOS  

DESTAQUES  

GARAGEM UC  

VÍDEOS DO UNOCLUB  

TUTORIAIS E DICAS  

PAPÉIS DE PAREDE  

LINKS  

NOSSO FÓRUM  

MEMBROS OFICIAIS  

CRÉDITOS  

CONTATO  

   



Uno Club

Substituição de roda original de ferro
por rodas de liga-leve da família Palio


Texto: VLA (Vinicius - Londrina/PR)
Data: 20/09/2008
Fotos: Arquivo pessoal VLA
Obs: A foto do amortecedor sem capa é de renathernandes (Renato - Monte Belo/MG)



Introdução



Entre as várias vantagens das rodas de liga-leve, talvez a que mais nos interessa seja a estética. Porém para a nossa infelicidade, as caixas de roda e o projeto de suspensão do Fiat Uno deixam pouquíssimo espaço para alteração das medidas do conjunto roda/pneu.

Uma dica é optar por um jogo de rodas da família Palio, pois elas têm se mostrado as que melhor se adaptam ao Fiat Uno. Outra dica é utilizar pneus da largura de banda mais fina possível, por exemplo 165 e 175 para aros 13", 175 para aros 14" e 175 ou 185 para aros 15" (175 seria o ideal, porém não é tão fácil encontrá-lo no mercado de reposição).

Mas claro que a escolha não se resume às rodas da família Palio. Vários membros de nosso clube tem utilizado sem problemas rodas de outros veículos Fiat, como as do Tempra e do Marea. A própria roda do Uno Turbo 1994-1996 (única roda da família Uno com aro maior que 13") cai como uma luva em quase todos os carros dos membros que as possuem.



Entendendo as medidas das rodas



Antes de pensar em adaptação, algumas dicas para entender as medidas básicas de uma roda. Começando pelo PCD ou como chamamos, a "furação" da roda, que é a distância entre os furos de fixação onde vão os parafusos e a quantidade desses furos na roda. O PCD padrão das rodas da linha Fiat é 4x98, enquanto a maioria das rodas "4 furos" das linhas VW e GM por exemplo possuem PCD 4x100, e as da linha Ford "4 furos" possuem PCD 4x108.

A imagem abaixo mostra como é medido o PCD nas rodas de 4 furos (nesse exemplo uma roda da linha Fiat):

Furação de Rodas Fiat

Outra medida importante é a tala da roda (medida em polegadas). As talas originais hoje em linha nas rodas de ferro originais do Fiat Uno são 4,5 polegadas e 5,0 polegadas, nos modelos Fire Flex Economy e Fire Flex Way Economy, respectivamente. Já as rodas de liga-leve originais do Fiat Uno possuem tala 5,0 polegadas (exceto Unos R e Turbo, com tala de 5,5 polegadas). Outras rodas da linha Fiat normalmente possuem tala variando de 5 polegadas até 6,5 polegadas (aro 15 do Tempra Style e aro 15 do Marea Turbo). Isso em termos de aros 13", 14" e 15", deixando os aros 16" e 17" (Stilo, Punto, Linea, etc) de fora da discussão.

Há ainda o offset ou et (medido em milímetros), que é a distância entre a superfície de fixação da roda e o meio da tala. O offset positivo significa que a superfície de fixação está mais próxima da borda frontal do que da borda traseira da roda. Já o offset negativo significa que a superfície de fixação está mais próxima da borda traseira da roda. Quando a superfície de fixação está exatamente no centro da tala, dizemos que o offset da roda é zero.

A imagem abaixo mostra a identificação das medidas de uma roda original Fiat, tala 5,5" com aro 15" e offset/et 44mm:

Medidas de Rodas Fiat

É importante destacar que qualquer alteração de rodas fora das medidas indicadas no manual do veículo pode comprometer a estabilidade, frenagem, consumo, dirigibilidade e segurança do veículo, por tanto fique atento a isso e escolha uma roda o mais próximo possível das espeficicações recomendadas pelo manual do carro.



Pneu raspando, o que fazer?



Normalmente só ocorre esse problema na traseira do carro. Na dianteira só ocorreria em casos específicos, como uma manobra com a direção totalmente virada para um lado por exemplo, onde o pneu girando poderia raspar provocando ruido e desgaste do mesmo. Mas em 99,9% dos casos o problema é mesmo na traseira.

Antes de partir para alguma adaptação, é necessário verificar se a cambagem da suspensão traseira está correta. Estando correta, e o pneu raspando leve, existem algumas alternativas a seguir. Quando o pneu raspa nos amortecedores, a forma mais simples e que não compromete a originalidade do carro é utilizar espaçadores. Eles são colocados entre a roda e o cubo, e fazem com que a roda seja fixada alguns milímetros para fora. É como se tornasse o offset da roda mais negativo.

O caso abaixo é um exemplo e ilustra a utilização de um jogo de rodas da família Palio aro 15", tala 5,5" e offset/et 44 em meu carro, um Mille Fire Flex 2006/07. Nesse caso, o carro era zero km e as rodas raspavam muito leve nos amortecedores. A opção foi por espaçadores de alumínio com 3mm de espessura, visando manter a originalidade do carro.

A foto a seguir mostra um espaçador "universal", e na seqüência o mesmo já fixado no cubo do Fiat Uno:

Espaçador

Espaçador Instalado

Outra opção nesse caso poderia ter sido a retirada das capas dos amortecedores. Não há certeza se a vida útil do amortecedor é comprometida pela retirada das capas. A imagem a seguir mostra um amortecedor com a capa cortada para a utilização de rodas do Fiat Marea (aro 15" e tala 6"), do Fiat Uno ELX do Renato de Monte Belo/MG:

Amortecedor com a capa cortada

Já quando o pneu não raspa na parte interna, e sim na parte externa (borda da lata dos paralamas) o caso fica mais complicado. Algumas pessoas acabam optando por rebater ou esmerilhar a lata da borda dos paralamas, porém é uma solução que pode causar o enfraquecimento da lata, e a médio/longo prazo, ferrugem no local. Além disso, se o offset da roda a joga tanto para fora, possívelmente a dirigibilidade do carro será afetada, pois também a dianteira estará trabalhando fora do offset adequado.



Preciso trocar os parafusos?



É quase certeza que sim. Se o carro está utilizando rodas de ferro originais, com parafusos também originais, é quase certo afirmar que será necessário utilizar um jogo de parafusos específicos para rodas de liga-leve, mais longos, pois a roda de liga-leve tem uma espessura bem maior que as rodas de ferro comuns.

A próxima imagem mostra um comparativo entre o parafuso original da roda de ferro do Fiat Uno, e dois modelos de parafusos para rodas de liga-leve (1 longo, e 1 super-longo):

Comprimento dos Parafusos

Os parafusos devem ser específicos para aplicação em veículos Fiat, e o comprimento varia de acordo com a necessídade. Os super-longo normalmente são necessários quando utiliza-se espaçadores, e se usados sem necessidade, podem provocar ruído e vibrações.

Uma forma simples de verificar a necessidade de troca dos parafusos é a mostrada na imagem a seguir:

Comprimento dos Parafusos

Na imagem acima, do lado esquerdo é possível ver o comprimento do parafuso que ultrapassa a roda original, e do lado direito o comprimento bem menor que ultrapassa a roda de liga (mais grossa). Nesse caso é necessário um parafuso de comprimento que ultrapasse a roda de liga na mesma proporção do parafuso original + roda de ferro.

A maioria das fotos acima são da instalação dessas rodas em meu Fiat Uno. Minha configuração final ficou da seguinte forma:

* Jogo de Rodas da Palio Weekend Style 2002 (15"x5,5" ET44)
* Pneus 185/55R15
* Espaçadores de alumínio com 3mm de espessura nas rodas traseiras
* 8 parafusos super-longos (rodas traseiras devido aos espeçadores)
* 8 parafusos longos (rodas dianteiras)

Meu carro com as rodas:

Rodas instaladas



VOLTAR PARA LISTA DE DICAS E TUTORIAIS



UNO CLUB - Ano VI - 2006 / 2007 / 2008 / 2009 / 2010 / 2011