PÁGINA INICIAL    FÓRUM DE DISCUSSÃO
 

PRINCIPAL  

HISTÓRIA DO CLUBE  

O FIAT UNO  

CRONOLOGIA  

FICHA TÉCNICA  

PAINÉIS  

TESTES E AVALIAÇÕES  

ENCONTROS E EVENTOS  

DESTAQUES  

GARAGEM UC  

VÍDEOS DO UNOCLUB  

TUTORIAIS E DICAS  

PAPÉIS DE PAREDE  

LINKS  

NOSSO FÓRUM  

MEMBROS OFICIAIS  

CRÉDITOS  

CONTATO  

   



Uno Club

Instalação de leds em painel "satélite" (modelo antigo)


Tutorial: straderoo (Diego - Londrina/PR)
Fonte: Publicado no Fórum Uno Club em 04/06/2008
Fotos: Arquivo pessoal straderoo (última foto por VLA de Londrina/PR)



Bom galera, vou deixar minha experiência aqui também. Percebi que a iluminação (se é que podemos chamar assim) dos painéis "satélite" é muito fraca. Resolvi substituir por leds e acabei me surpreendendo com o resultado obtido!

Meu uno é um CS 1988, não sei se todos os unos com painel antigo já tem o chicote preparado para a iluminação!!!


Usei esse Led:

Led utilizado

Paguei 3 reais em cada Led, são 2 nos satélites, um de cada lado do painel! Ela já vem com proteção contra tensão reversa, sua luminosidade é de 4000 mcd e consumo de 0,020A segundo o fabricante.

A substituição é bem simples, mais requer bastante cuidado, o material do painel já está meio ressecado pelo tempo, então muito cuidado pra não quebrar nada é fundamental!

Primeiro passo: Retirar a cobertura do painel de instrumentos. Isso é bem simples, apenas pegue na parte posterior perto do pára-brisa e erga com cuidado para cima, ele é preso por pressão:

Retirando a cobertura do painel

Segundo passo: Desparafuse os satélites. São dois parafusos, um em cima logo visível com a retirada da cobertura do painel. O outro fica na parte de baixo conforme a foto:

Desparafusando os satélites

Terceiro passo: O terceiro passo consiste em desligar os plugs e conectores, no meu caso eu aproveitei pra fazer uma limpeza e lavar o acrílico (Preste atenção nos plugs e conectores, para não se confundir na montagem. Se necessário use uma fita adesiva numerando os plugs e conectores!). Para desmontar o satélite é fácil, basta usar uma chave de fenda e ir soltando as travas:

Desmontando os satélites

Quarto passo: Para soltar o acrílico basta soltar a base da lâmpada (que será substituída por led), usando ainda a chave de fenda. solte as travas da base, depois e só retirar o acrílico:

Tirando o acrílico

Tirando o acrílico

Quinto passo: Limpeza feita, substitua a lâmpada original por um led. Teste pra ver se acende com os faróis, se não acender inverta o lado do led. No meu caso tive mover as "perninhas" do led para ficar com maior contato.

Tudo certo, agora é só montar (confesso que deu um pouco de trabalho pela falta de espaço), antes de aparafusar tudo no lugar, confira se as funções do satélite estão funcionando corretamente! Por fim, é so terminar de por tudo no lugar!

Levei umas duas horas, tenho pouca prática nisso, e sou bem detalhista!

Agora o que interessa, o resultado:

Resultado final (straderoo)

Aqui o resultado em um Uno S 1993 de outro membro do clube (VLA - Londrina/PR), aliado à troca da iluminação do quadro de instrumentos também na cor azul:

Resultado final (VLA)



VOLTAR PARA LISTA DE DICAS E TUTORIAIS



UNO CLUB - Ano VI - 2006 / 2007 / 2008 / 2009 / 2010 / 2011